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Flávia Costa

Ongoing Work

Ongoing Work resulta de um estudo acerca composições de andaimes de pequena e média escala na cidade do Porto. Em específico do percurso entre a Estação de comboios de Campanhã e a Faculdade de Belas Artes (FBAUP) durante os meses de Fevereiro a Junho de 2018. 

Um dos primeiros percursos que fiz na cidade do Porto e continuo a fazer com frequência. Mas aquele que era um percurso simples e direto estava nesta altura comprometido por um conjunto de arquiteturas temporárias. Nos passeios contavam-se sucessivos remendos de madeira improvisados, vedações de chapa amolgadas e uma dezena de construções de andaimes que estreitavam a passagem. E que ficavam ainda condicionada quando as suas cortinas de rede se soltavam das estruturas metálicas e esvoaçavam à força do vento.


Detail from the level of the ground.
Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa no plano do chão no átrio principal da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Pt), 2023.

Das muitas coisas a acontecerem ao longo do percurso, eram “estas cortinas”que saltavam à vista. Umas vezes construídas por as tiras de redes de sombra, outras vezes de plástico ou pano, a sua função era cobriar e encobriar o esqueleto metálico dos andaimes. Como extensões de um escudo protetor, estas paredes de cortinas amovíveis retiram as composições do sistema construtivo da esfera do visível ao mesmo tempo que os acopla aos edifícios já existentes. 

Nesse jogo de semi-ocultação se por um lado limitam a visão que temos aonosso redor descaracterizando o espaço envolvente, por outro despertam para outros sentidos e experiências que reconfiguram a significação que temos desse espaço. Por isso fazer este percurso povoado com este tipo de construções é uma experiência muito diferente.  


É desse confronto, por meio de um corpo inteiro em fluxo constante com um sentido elevado de perceção que cada um de nós as reinventa e constrói uma interpretação diferente.


Eu escolhi interpretá-las como cenografias ocasionais, que se geram por consequência dos protocolos de segurança e burocráticos. Mas que com o passar do tempo, desgaste e contacto com outros materiais


Flávia Costa de Passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 001
Flávia Costa de passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 001 (2023)
Flávia Costa de Passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 002
Flávia Costa de passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 002 (2023)
Flávia Costa de Passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 003
Flávia Costa de passagem em frente ao hiperdesenho Ongoing Work 003 (2023)

Hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa, visto a partir da escadaria do átrio principal da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Hiperdesenho Ongoing Work (2023) Flávia Costa. Visto a partir da escadaria do átrio principal da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Ao identificá-las enquanto pretexto de uma prática desenhada assumo as suas caraterísticas como condições do repertório de desenho e convoco a reencenação nos limites do hiperdesenho (Sawdon & Marshall, 2012) como método de reconstituição performativa. Ongoing Work resulta num desenho instalado, que se modela a um espaço encenando uma experiência do ambiente da rua. Mais do que questionar o desenho como meio capaz captar o real, interessou-me perceber as limitações e possibilidades da superfície bidimensional num estudo também sobre a materialidade do desenho.


Vista para o hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa, a partir do lance direito da escadaria da Escola de Belas Artes do Porto.
Vista para o hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa a partir do lance direito da escadaria da Escola de Belas Artes do Porto.
Vista para o hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa, a partir do lance esquerdo da escadaria da Escola de Belas Artes do Porto.
Vista para o hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa a partir do lance esquerdo da escadaria da Escola de Belas Artes do Porto.

O sentido da obra completou-se na realidade física da construção, que abala as fronteiras percetivas ao criar relações entre espaço e forma, som e materiais num jogo entre a fragilidade do suporte e a escala do objeto. Também o espaço expositivo desempenha um papel importante na produção e compreensão da obra, produz uma relação indivisível entre o trabalho artístico e o lugar onde os seus significados são definidos.

A obra foi pensada e desenvolvida na condição de site-specificity (Kaye, 2000) para a capela da casa da Prelada (Porto, Junho 2019). No entanto conservando na sua génese a natureza transformativa e adaptativa das estruturas que dá origem a obra foi revisitada em 2023, para um segundo momento expositivo no átrio do edifício principal da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Setembro, 2023).


Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa. Vista de frente.
Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa. Vista de frente.

Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa. Pormenor da textura.
Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa. Pormenor da textura.
Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa. Vista de topo.
Detalhe do hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa. Vista de topo.

Enquanto estruturas dissipativas (um sistema que tem uma forma estável, mas que está sempre a mudar segundo um processo dinâmico reposicionável) os andaimes e as cortinas que o cobrem reconfiguram-se continuamente, numa reorganização dos elementos pelos quais são constituídos. Este é também o princípio a obra Ongoing Work (2023) reivindica ao ser apresentada num novo espaço expositivo numa outra data mostrando que também ela se pode adptar as novas situações.
Sendo o espaço expositivo uma condição determinante para este hiperdesenho, isso implicou um estudo acerca quer das características espaciais quer da própria obra assim como das relações que se poderiam estabelecer entre ambos no sentido de ampliar o significado da obra.

Ao instalar-se no átrio do edifício principal da Faculdade de Belas Artes On going Work (2023) reconfigurou-se e transformou-se numa outra versão de si.

Outro plano contrapicado para o hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa.
Outro plano contrapicado para o hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa.

Plano contrapicado para o hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa.
Plano contrapicado para o hiperdesenho Ongoing Work (2023) de Flávia Costa.

Hiperdesenho Ongoing Work de Flávia Costa exposto na Capela da Casa da Prelada, Porto, Junho de 2018.
Hiperdesenho Ongoing Work (2018) de Flávia Costa exposto na Capela da Casa da Prelada, Porto, Junho de 2018.

Referências Bibliográficas

Marshall, R. & Sawdon, P. (Eds.) (2012). Hyperdrawing: Beyond the lines of contemporary Art. TRACEY-I.B.Tauris

Kaye, N. (2000). Site-Specific Art Performance, Place and Documentation. Routledge.


https://youtu.be/10Aw8wJF0aE?si=PyRbqFMUbu-mWmD0