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Flávia Costa

Polvo Compacto

Bilbao (Es), 2019.


Polvo Compacto dá nome a um projeto de Desenho onde se exploram possíveis modelos de representação do espaço urbano associados à temporalidade das inúmeras composições de andaimes, que povoam as ruas de Bilbao (País Basco-Espanha).

Enquanto estruturas descontínuas, estas construções reconfiguram momentaneamente a perceção que temos do espaço urbano sem o alterar de modo definitivo. No entanto a sua imponente presença, ainda que descontínua, reconfigura uma outra imagem da cidade. Foi essa outra Bilbao que durante os meses Fevereiro e Outubro de 2019, procurei trançar-lhe um perfil cartográfico temporário.

Polvo Compacto || Pó Compacto

Traduzido do castelhano “Polvo Compacto” significa “Pó compacto” e é aqui usado para sugerir um jogo metafórico entre palavras, estados e materiais de Desenho.


Hiperdesenho Polvo Compacto instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao, Espanha, Setembro 2019.
Hiperdesenho Polvo Compacto de Flávia Costa instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao (Es), setembro 2019.

Uma questão que me levou a perceber, ver e viver a cidade numa perspetiva relacional na lógica do throwtogetherness (Massey, 2005). Foi a partir dos encontros não previstos no espaço implicados com a mobilidade do corpo pela cidade com o objetivo de a conhecer, que estas arquiteturas descartáveis foram estudadas. E se isso implica uma experiência diferenciada da cidade também implica uma compreensão acerca destas estruturas que as afasta da sua definição antropológica e se aproxima à problemática da sua representação.


Detalhe de vista aproximada da superficie do hiperdesenho Polvo Compacto
Detalhe de vista aproximada da superficie do hiperdesenho Polvo Compacto.
Detalhe de vista aproximada da superficie com desenho de linhas do hiperdesenho Polvo Compacto
Detalhe de vista aproximada da superficie com desenho de linhas do hiperdesenho Polvo Compacto.

Em termos de representação, este tipo de fenómenos complexos são mais facilmente compreendidos se os abordarmos com métodos diferenciados e complementares não só ao nível de diferentes práticas, mas de diferentes estratégias de desenho.

Da justaposição das diferentes informações fui ligando as experiências físicas de caminhar pela cidade aos movimentos do corpo na perceção destas estruturas, tais como ver de muito perto e olhar muito para cima de maneira a perceber a singularidades destas estruturas numa, também particular, orografia da cidade. Ao que se soma uma apreensão mais sensorial como ir em busca dos sons dos estaleiros, sentir o pó das obras na pele ou cheiro a cimento fresco. Dando ainda atenção à inúmeras conversas que fui tendo com os habitantes da cidade e que me iam contando sobre as transformações da cidade e as suas histórias.

Levadas para a prática de desenho, todas estas informações tornaram Polvo Compacto numa obra desenvolvida em e a partir de um contexto geográfico, urbanístico e fenomenológico específico numa determinada data. Onde mais do que refletir sobre as possibilidades de tornar visível as múltiplas transformações destas estruturas, foram pensadas nas dinâmicas de relações que se poderiam estabelecer entre a experiência incorporada, a cartografia e a prática artística.


Vista geral 1 do hiperdesenho Polvo Compacto instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao, Espanha, 2019.
Vista geral 1 do hiperdesenho Polvo Compacto de Flávia Costa instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao (Es), 2019.
Vista geral 2 do hiperdesenho Polvo Compacto instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao, Espanha, 2019.
Vista geral 2 do hiperdesenho Polvo Compacto de Flavia Costa.
O fim. Polvo Compacto desmontado. Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao, Espanha, Setembro 2019.
O fim. Hiperdesenho Polvo Compacto de Flavia Costa desmontado.

O resultado foi um mapeamento deep mapping (Pearson e Shanks, 2001) feito à medida do corpo da cidade naquele intervalo temporal, mas também construído “à medida” para o espaço que o hospedou: a­ sala expositiva Etxepare (Bizkaia Aretoa UPV/EHU Bilbao, setembro de 2019). Tinha a cor “azul Bilbao” e um alfabeto variável de linhas desenhadas a fio de nível branco que mapeavam a existência temporária dos andaimes numa construção maleável da cidade. Foi instalado na horizontal diretamente sobre o chão num diálogo com a claraboia que existia no teto da sala, elemento que influenciou a sua dimensão, forma e processo de montagem.


Vista geral 2 de Polvo Compacto instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao, Espanha, setembro 2019.
Vista geral 2 de Polvo Compacto de Flávia Costa instalado na Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao(Es), setembro 2019.

Metaforicamente, Polvo Compacto, apresenta uma cidade dentro de outra cidade num tempo suspenso pela representação de uma cartografia temporária. E que para a percebermos teríamos de caminhar ao seu redor com um olhar aproximado estimulando uma proximidade ao sentido háptico e à linguagem escultórica do desenho no contexto do hiperdesenho (Sawdon & Marshall, 2012). Sendo este, na perspetiva uma oportunidade de expandir tanto a realização formal como a utilização de medium e com isso esbater fronteiras espaciais em que o contexto de execução e apresentação se assumam como constituintes da obra.


Ficha Técnica

Titulo: Polvo Compacto

Técnica: Papel polido com mistura de pigmentos azuis e desenho de linha a linha de nível s/ 16 módulos de papel cenário,

Dimensões: 300 x 750 cm

Categoria: Hiperdesenho; Desenho

Espaço de instalação: Sala Extepare-Biskaia Aretoa. Bilbao (Es), setem­bro 2019

Contexto expositivo: Exposição individual (internacional) Polvo Compacto, Flávia Costa, Bilbao(Es), 2019.

Data: Bilbao (Es), setembro, 2019.

Comunicação internacional: International Aesthetic Congress of the city: Realities and chimeras in the metropolitan imaginary, UPV-EHU e Sala Rekalde, Bilbao, País-Vasco, Espanha (11- 12 setembro 2019).

Publicação internacional (capítulo livro): Costa, F. (2021). Compact Powder: A temporal profile of Bilbao cartography. In L. B. Larrondo e J. Calatrava (Eds.) (2021). Fenómenos-(in)-Urbanos. Abordaje sy contri­buiciones interdisciplinares hacia los encuentros estéticos em la ciudad expandida. Abada Editores.


Referências bibliográficas

Marshall, R. & Sawdon, P. (Eds.) (2012). Hyperdrawing: Beyond the lines of contemporary Art. TRACEY-I.B.Tauris.

Massey, D. (2005). For Space. Sage Publications.

Pearson, M. and Shanks, M. (2001) Theatre/Archaeology. Routledge.